top of page

Qual a melhor ração para o seu gato?

  • Mimos Cat Sitter
  • 27 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura










Muitas opções de ração seca podem ser encontradas a venda atualmente, mas como podemos saber qual é a melhor para o nosso gatinho? As rações podem ser feitas a partir de variadas matéras-primas e, de acordo com a qualidade nutricional, elas são divididas em 3 classes: standard, premium e super premium. Vamos entender um pouquinho da composição de cada tipo?





A ração standard também é chamada de "ração de combate" ou "ração normal" e pode ser facilmente encontrada em supermercados por preços mais baixos. Elas são elaboradas com matéria-prima de baixa qualidade nutricional, pois são produzidas a partir de subprodutos animais, como casco, chifre, penas, bicos, etc. Esses subprodutos são formados por queratina, uma proteína que os gatos e os humanos não conseguem digerir e acabam expelindo praticamente inteira pelas fezes. Por isso, o gato precisa ingerir grandes quantidades de ração standard para se sentir saciado e, mesmo assim, não estará bem nutrido.


Gatos alimentados com ração standard podem sofrer muita queda de pelo, ter o pelo opaco e frágil, baixa imunidade e ficar doentes mais facilmente. A ração standard é mais barata, mas a quantidade de ração que o gato precisará ingerir somado aos futuros gastos com veterinário, remédios e suplementos para complementar a nutrição do animal sairão muito mais caro. Além disso, a ração standard contém muitos corantes artificiais - que possuem potencial alergênico e cancerígeno - além de conservantes e sódio, elemento responsável por ocasionar cálculos renais nos felinos.


A ração premium é intermediária entre a ração standard e super premium. Ela é um pouco mais cara e possui boa qualidade nutricional. A digestibilidade da ração premium é maior que a standard, por isso os gatos precisam ingerir menos ração premium para se sentirem satisfeitos. Como consequência, a quantidade e o odor das fezes geradas é menor. Normalmente, a ração premium não possui corantes ou é elaborada com corantes naturais (ex: corante da beterraba).


É importante lembrarmos que os gatos enxergam o mundo em tons de azul e amarelo, portanto os corantes das rações coloridas servem somente para agradar aos olhos humanos - e não aos gatinhos!


A ração super premium é encontrada em pet shops e clínicas veterinárias, tem excelente qualidade nutricional e não possui corantes. A matéria-prima desse tipo de ração são proteínas animais nobres, como carne de salmão, cordeiro e frango. Por terem alta concentração de proteínas, os grãos da ração premium não se esfarelam facilmente e pouca quantidade de ração já é suficiente para saciar o gatinho. Apesar de ser mais cara, o gato ingere uma quantidade bem menor e a ração rende bastante. Os nutrientes da ração super premium fortalecem o sistema imunológico, protegem o trato urinário e fortalecem o pelo (evitam a queda).



O resultado é um gato com pelos sedosos e brilhantes, que raramente fica doente e a caixinha de areia terá pouco odor, pois a quantidade de fezes formada é pequena. O valor gasto com ração super premium é bem menor do que o que você gastaria com veterinário no futuro, acredite! Sem contar toda a tristeza e o sofrimento de termos um gatinho doente.

Converse com o veterinário do seu gato para juntos escolherem a melhor ração para o gatinho. Se você não puder alimentá-lo com ração super premium, considere alimentá-lo com uma premium. Assim como nós, gatos bem alimentados vivem melhor, mais felizes e por mais tempo!



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page